segunda-feira

Forúm "Novas Fronteiras" - Quatro concelhos do distrito vão beneficiar de 0,5 milhões de euros para políticas sociais

Cerca de meio milhão de euros é quanto o governo vai disponibilizar para reforçar as politicas sociais dos municípios de Sousel, Gavião, Crato e Portalegre.
Cada um destes municípios irá beneficiar desta verba para fazer face ao elevado risco de desemprego, isolamento e envelhecimento.
Um instrumento que tem a designação de contrato social municipal, do qual já beneficia o município de Sousel.

Portalegre, Crato e Gavião deverão assinar este contrato no próximo mês, a garantia foi de Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, que falava hoje em Portalegre durante o fórum subordinado ao tema “Novas Politicas Sociais”, promovido pelo concelho coordenador das “Novas Fronteiras” do distrito de Portalegre.
O fórum contou com a intervenção do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva alertou para a necessidade de dar sustentabilidade às políticas sociais e para a necessidade de estabilidade que, no seu entender não se consegue com coligações.

Numa altura em que é noticia a possível criação de um Bloco Central, Vieira da Silva afirma que a estabilidade de que o país necessita se consegue através de uma liderança forte e que é esta a posição do PS.

Destaque ainda para a intervenção de Ana Duarte, a Delegada Regional do Alentejo do IEFP frisou a necessidade urgente de resolver a questão demográfica do distrito de Portalegre que, segundo o último senso, regista uma tendência decrescente.
Tendência que só poderá inverter-se mediante um forte investimento público no distrito.
Conclusões claras de que o governo tem desenvolvido esforços, no âmbito das políticas sociais, em prol do distrito, foi a afirmação do deputado Miranda Calha sobre este fórum.

O fórum subordinado ao tema “Novas Politicas Sociais”, promovido pelo concelho coordenador das “Novas Fronteiras” do distrito de Portalegre encheu hoje o auditório do Instituto Politécnico de Portalegre.
In "Rádio Portalegre", 09-Mai-2009

Intervenção da candidata do PS à Câmara Municipal de Nisa, Dra. Idalina Trindade, na Assembleia da República

Geminação com França não funciona

No passado dia 29 de Abril de 2009, a Associação de Veteranos do Sport Nisa e Benfica deslocou-se a França, após solicitação do autocarro da Câmara Municipal para tal efeito. Devido a essa cedência, efectuou alguns convites a entidades do concelho, e deu assim resposta à visita que a U. S. Portugais de Joué efectuou no ano transacto. De salientar o excelente trabalho desenvolvido pelos responsáveis máximos de ambas as colectividades.

No dia da chegada a França, 30 de Abril, e após o primeiro contacto com as nossas gentes e alguns jogadores dos Veteranos do Nisa que já se encontravam em França por antecipação, a comitiva foi recebida por várias entidades locais, como o Cônsul Português em Tours, o Maire de Joué-les-Tours, o Maire de Azay-le-Rideau, a Presidente do Comité de Geminação e o Presidente da U. S. Portugais de Joué.

Mais uma vez a Geminação entre o Município de Nisa e várias localidades francesas não funcionou, não só pela não deslocação de qualquer representante da Câmara nessa viagem, mas também dando seguimento ao que se passou no ano transacto, em que a comitiva da U. S. Portugais de Joué não mereceu honras de recepção nos Paços do Concelho, nem foi brindada com qualquer presença da Câmara Municipal de Nisa no principal jantar de confraternização e troca de lembranças.

Lamentável.

Críticas à forma como foi prestada a homenagem a título póstumo ao Professor José Maria Moura (II)

O aproveitamento político de uma homenagem

A Câmara de Nisa resolveu homenagear o prof. Moura, a propósito das comemorações do 25 de Abril.
Este acto representa, para nós, uma indisfarçável manobra de aproveitamento político e de oportunismo, em ano de eleições autárquicas, para além de ser feito em "cima do joelho", decidido de um dia para o outro, como é timbre, aliás, deste executivo municipal. Basta dizer que o programa das comemorações do 25 de Abril em Nisa, não traz qualquer menção a tal iniciativa e que os eleitos da Assembleia Municipal apenas tiveram conhecimento da sua realização, na sessão realizada na véspera (dia 24) e num ponto da ordem de trabalhos que apenas referia "Homenagem a título póstumo", sem qualquer referência ao nome da personagem ou instituição a ser objecto da homenagem.
Natural de Nisa e residente a maior parte da sua vida em Alpalhão, o professor José Maria Pinheiro Moura faleceu em Janeiro de 2006, deixando uma vida multifacetada e um legado cultural, associativo, desportivo e educativo de inegável valor.
Foi futebolista, treinador, dirigente associativo, autarca, professor, educador, cidadão activo e actuante, defensor de causas.
A sua vida foi partilhada e dedicada a muitos cidadãos e instituições. Justo seria que, a ser homenageado, tal acto da mais nobre e elementar justiça, deveria envolver todas as associações, escolas, instituições, clubes desportivos, população do concelho e do distrito, antigos colegas, amigos e familiares, numa evocação digna da sua obra e memória.
A senhora Câmara não entendeu assim. Quis "antecipar-se", chamar a si os "louros" e "lembrança" de tal evento.
Tal manifestação de oportunismo revela a desorientação e intranquilidade que impera na Praça do Pelourinho.
O professor Moura merece, indiscutivelmente, ser homenageado. Mas de uma forma digna, elevada, com todos os intervenientes que fizeram parte da sua vida e do seu mundo, e não lembrado num acto público preparado à pressa e aproveitado como "bola de arremesso" e de lançamento de uma campanha eleitoral, como se a presidente da autarquia fosse a única e fiel depositária da sua memória.

Por Mário Mendes - Sociólogo

In jornal "O Distrito de Portalegre" de 30 de Abril de 2009

Críticas à forma como foi prestada a homenagem a título póstumo ao Professor José Maria Moura (I)


Declaração de Voto

(na Assembleia Municipal de 24 de Abril de 2009)

O professor José Maria Pinheiro Moura faleceu a 11 de Janeiro de 2006, ano em que faleceram outros distintos ex-membros da Assembleia Municipal de Nisa.
Entre outras situações em que se destacou, o professor José Maria Moura foi ainda presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária Mouzinho da Silveira em Portalegre, foi presidente do Grupo Desportivo e Recreativo Alpalhoense, presidente da Associação de Futebol de Portalegre e Deputado da Assembleia Municipal de Nisa, eleito inclusivamente nas listas do Partido Socialista.
O facto desta homenagem e atribuição de medalha de honra municipal estarem a ser efectuadas a meia dúzia de meses das eleições autárquicas, tendo o professor falecido a 11 de Janeiro de 2006, o carinho e a relação estreita que sempre me uniram ao professor, mas principalmente o respeito e a noção do sentido de justiça que sempre tivemos, levam-me a repudiar veementemente mais um aproveitamento político, vergonhoso e deplorável, por parte da actual Presidente da Câmara Municipal de Nisa e do PCP, usando tudo e todos, com o único objectivo de atingirem propósitos eleitoralistas.

O Deputado Municipal,


Marco Oliveira

Prestação de Contas do Município de Nisa do Ano de 2008

Transferências em Turismo - 0%

Sem comentários ...