quarta-feira

Juiz do Tribunal Judicial de Nisa/Presidente da Assembleia de Apuramento Geral de Votos dá razão ao PS de Nisa


Como descrito em post anterior, sobre o procedimento final do que se passou no Plenário de Cidadãos Eleitores da Freguesia de São Simão, o mandatário do Partido Socialista para as Eleições Autárquicas 2009, Marco Oliveira, apresentou uma Reclamação/Protesto no final da sessão, devido ao facto do método de Hondt não ter sido aplicado para a escolha dos membros dos órgãos estabelecidos para este mandato na Freguesia de São Simão, leia-se executivo da Junta de Freguesia e Mesa do Plenário de Eleitores.

Dessa Reclamação/Protesto resultou a conclusão da Meritíssima Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Nisa, enquanto Presidente da Assembleia de Apuramento Geral da Eleição para os Órgãos das Autarquias Locais do Município de Nisa, cuja parte final transcrevemos:

(...) "Conclui-se assim do que se vem dizendo que na eleição do plenário de cidadãos eleitores da freguesia de São Simão, como em todoas as eleições no nosso país, o método de representação proporcional deve ser assegurado, o que implica que os mandatos não são todos atribuídos à lista vencedora, como ocorreu em São Simão, mas são sim atribuídos proporcionalmente.

Importa assim aplicar o método de Hondt à eleição realizada, atendendo aos votos obtidos por cada uma das três listas apresentadas, tal como reclamado.

Para a Junta de Freguesia houve:
Votantes - 107
Votos em Branco - 1
Votos Nulos - 0
Lista A - 66 votos
Lista B - 12 votos
Lista C - 28 votos

Assim, e aplicando o método de Hondt, atribuem-se dois mandatos à Lista A (José Miguéns Louro Hilário e Joaquim da Graça Martins Valente), o 1.º e 2.º mandatos, e um à Lista C (António de Almeida Pereira), o 3.º mandato.

Para a mesa do plenário de eleitores houve:
Votantes - 106
Votos em Branco - 0
Votos Nulos - 0
Lista A - 64 votos
Lista B - 9 votos
Lista C - 33 votos

Assim, e aplicando o método de Hondt, atribuem-se dois mandatos à Lista A (Esmeralda da Cruz Carrilho de Almeida e João José António de Almeida da Cruz Valente), o 1.º e 3.º mandatos, e um à Lista C (Elisabete de Almeida Peleja), o 2.º mandato.

Comunique e publicite."

Convém esclarecer que, embora tendo sido levantada a questão na altura devida, apuramento dos votos e mandatos no próprio local, a eleição legítima e legal dos membros de ambos os órgãos não ficou formalizada com base no método de Hondt, por indicação da própria mesa da Assembleia de Freguesia cessante, o que foi corroborado pela mandatária concelhia da CDU presente, Esmeralda da Cruz Carrilho de Almeida, também eleitora da respectiva freguesia e candidata a presidente da mesa do plenário, e pelo informado delegado do PSD à mesa de voto, José Manuel Alves Ferreira, que, diga-se, é também militante do Partido Socialista de Nisa.

Tal não ficou formalizado na altura, por oposição de todos os acima descritos.

Pajín e Anne Hidalgo aprofundam a relação entre o PSOE e o Partido Socialista Francês


REUNIÓN EN FERRAZ
La secretaria de Organización del PSOE, la vicealcaldesa socialista de París y la Secretaria de Política Internacional defienden las políticas socialdemócratas para superar la crisis

La secretaria de Organización del PSOE, Leire Pajín, y la Secretaria de Política Internacional y Cooperación, Elena Valenciano, han recibido esta tarde en la sede federal socialista a la vicealcaldesa del ayuntamiento de París, Anne Hidalgo.

En la reunión, las tres dirigentes socialistas se han referido a la estrecha y fluida relación que existe entre el Partido Socialista Obrero Español y el Partido Socialista Francés, una colaboración que es muy estrecha en el seno de la Internacional Socialista y del Partido Socialista Europeo, así como entre las delegaciones de ambos partidos en el Parlamento Europeo.
Han coincidido en la necesidad de aplicar políticas socialdemócratas para salir de esta crisis económica y financiera lo antes posible y sin dejar a nadie en la cuneta. También han analizado la política europea de ambas formaciones ante la próxima presidencia española de la UE. Por último, han dedicado parte de la reunión a poner en común los procesos internos y de elección de candidatos tanto del Partido Socialista Obrero Español como del Partido Socialista Francés.

Anne Hidalgo asistió esta tarde en el cementerio de Fuencarral al homenaje del Ayuntamiento de París a los brigadistas internacionales que lucharon en la Guerra Civil y a los españoles que combatieron a los nazis en la II Guerra Mundial. En el homenaje participaron también el embajador de Francia en España, Bruno Delaye; y el secretario general de las Juventudes Socialistas de España, Sergio Gutiérrez.

segunda-feira

Expulsão de militantes do PS é processo "kafkiano, capcioso e insidioso", diz Narciso Miranda


O candidato independente derrotado nas autárquicas em Matosinhos Narciso Miranda classificou hoje a eventual expulsão de militantes do partido que tenham concorrido noutras listas como um processo "kafkiano, capcioso e insidioso".

Em conferência de imprensa, Narciso Miranda, que é também militante do PS, desafiou o secretário-geral socialista, José Sócrates, a tomar posição sobre esta questão, denunciando ainda aquilo que considera ser uma violação dos estatutos na eleições da concelhia de Matosinhos.

Segunda-feira, o presidente da Distrital do PS, Renato Sampaio, anunciou que tencionava levar à Comissão de Jurisdição do partido processo internos que podem levar à expulsão de militantes como Narciso Miranda ou a candidata independente em Valongo Maria José Azevedo, além dos filiados que tenham apoiado as suas listas.

O candidato independente à Câmara de Matosinhos, derrotado nas últimas eleições autárquicas pelo socialista Guilherme Pinto, considerou que este processo tem "sinais de atitudes inquisitórias, que apontam para eventuais condenações por delito de opinião", caracterizando-o como "kafkiano, capcioso e insidioso".
"É kafkiano por que se faz a condenação para a seguir preparar as razões que sustentam a condenação já produzida; é capcioso porque é um processe feito traiçoeiramente; é insidioso porque tem fases, sinais, pressupostos sustentados na calúnia fácil", explicou Narciso Miranda.

O independente apelou a José Sócrates para que este se manifestasse sobre a eventual expulsão de militantes do partido: "Meu caro secretário-geral do PS, em nome dos valores, das regras, do direito, da transparência, do rigor, diga uma palavra sobre isto".

Narciso Miranda aproveitou a ocasião para denunciar que "a concelhia de Matosinhos não votou as candidaturas do PS à Câmara de Matosinhos, violando gravemente o estipulado nos estatutos". "Em Matosinhos, os estatutos foram gravemente feridos, grosseiramente feridos, não houve votação [da escolha do candidato], então houve aqui uma inobservância dos estatutos", reiterou o independente.
Narciso Miranda acusou ainda Luísa Salgueiro - que integra a Comissão Nacional de Jurisdição - de ter estado na presente na reunião da Concelhia e de ser "conivente com esta inobservância dos estatutos do partido".

"Eu não afrontei o PS. Eu não criei nenhum acto, em momento nenhum, que colida com a declaração de princípios do PS", afirmou o candidato derrotado à Câmara de Matosinhos que reprovou o facto de estar a ser "condenado na praça pública à boa maneira da pré-historia".

"Estamos perante um problema de carácter político. Não é um problema nem administrativo, nem burocrático, nem estatutário, não é uma dissidência, não é um afastamento. É uma divergência que se resolve politicamente", concluiu Narciso Miranda.

Lusa

domingo

Artigo de Opinião: "ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – MAIS PODER LOCAL, MAIS CIDADANIA"


De quatro em quatro anos somos chamados a participar activamente na vida politica local, com a eleição para os órgãos representativos da comunidade. Fora dessa data o eleito e o eleitor afastam-se de tal forma que mesmo partilhando o mesmo território e preocupações em comum, vivem de costas voltadas como dois estranhos que coabitam no mesmo espaço.

Tal como em grande parte do país, no nosso concelho sente-se esse sintoma de falta de democracia participativa, onde quem está no poder não sabe ou não quer ouvir o cidadão comum, e ter essa sensibilidade no poder local é meio caminho para alcançar o reconhecimento de todos, um trabalho que só se alcança se houver a vontade e a abertura para discutir os problemas e anseios das populações, criar meios e formas de atrair os cidadãos para os fóruns e dar-lhes a palavra, e provavelmente os resultados serão outros.

Com a tomada de posse dos novos eleitos, resultado das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009 e com a constituição dos novos executivos e respectivas assembleias deliberativas inicia-se um novo ciclo eleitoral de 4 anos, e que será a meu ver um autentico campo de batalha politica com argumentos de parte a parte, mas já a pensar na cadeira do poder dentro de 4 anos, com a renovação do quadro politico local (entrada em vigor de nova lei do poder local – limite de mandatos).

Neste quadro politico que se avizinha sou tentado a colocar em cima da mesa um conjunto de ideias que podem trazer uma nova “roupagem” e novas formas de abordar a participação do cidadão nesta autarquia que agora toma posse.

Envolver toda a comunidade a debater as questões que lhe são mais pertinentes antes de apresentar o orçamento e plano de actividades na assembleia municipal é um novo conceito de fazer politica junto dos cidadãos e por conseguinte fortalecer este elo de ligação entre eleito e eleitor tornando este último mais crítico, exigente e interveniente.

O Orçamento Participativo é um instrumento ao alcance de qualquer autarquia local e tem o apoio comunitário do programa EQUAL , vem trazer uma maior transparência e qualidade democrática a que não estamos habituados por estes lados, porque é necessário ouvir cada vez mais as pessoas e dar-lhes meios de participação e não como tem vindo a acontecer em Nisa, em que se marcam reuniões públicas para horas normais de expediente de forma a afastar os poucos cidadãos que se mostram interessados pela “coisa” pública.

Abrir as portas da administração local a todas é um acto de coragem mas também um dever para com os contribuintes, e hoje em dia com as novas tecnologias devia a autarquia de Nisa ir mais longe e ser a pioneira no conceito de autarquia on-line, com a transmissão em directo das sessões da Assembleia Municipal, bem como a disponibilidade e publicidade dos actos administrativos em tempo real. Alterar o regimento da Assembleia Municipal para que o espaço reservado á intrevenção do cidadão seja no inicio da sessão e as mesmas marcadas para uma hora fora de expediente (depois das 17h ou aos fins de semana)

Uma nova maneira de olhar para o poder local é necessária, e no concelho de Nisa começa a ser urgente acertar os ponteiros do relógio da democracia participativa e dar voz a todos sem medos nem preconceitos, porque da discussão nasce a luz.

Por José Leandro Lopes Semedo

Tomada de posse dos titulares dos órgãos autárquicos 2010/2013 no Distrito - Câmaras e Assembleias Municipais



TOMADAS DE POSSE DOS ELEITOS AUTÁRQUICOS, PARA A CÂMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAL, NESTE MANDATO 2010/2013:




ALTER DO CHÃO - 23.10.2009 às 21:00h - Castelo

ARRONCHES - 30.10.2009 às 19:00h - Centro Cultural

AVIS - 30.10.2009 às 20:30h - Salão Nobre Paços do Concelho

CAMPO MAIOR - 28.10.2009 às 18:00h - Paços do Concelho

CASTELO DE VIDE - 27.10.2009 às 18:30h - Salão Nobre

CRATO - 23.10.2009 às 21:00 - Auditório Municipal

ELVAS - 24.10.2009 às 18:00h - Cine Teatro Municipal

FRONTEIRA - 25.10.2009 às 15:00h - Salão Nobre

GAVIÃO - 20.10.2009 às 17:00h - Salão Nobre

MARVÃO - 23.10.2009 às 19:99h – Salão Nobre

MONFORTE - 29.10.2009 às 21:00h - Salão Nobre

NISA - 30.10.2009 às 16:30h - Biblioteca Municipal

PONTE SÔR - 25.10.2009 às 17:00h - Cine Teatro

PORTALEGRE - 26.10.2009 às 21:00h - Centro de Congressos da CMP

SOUSEL - 28.10.2009 às 18:00h - Salão Nobre

sexta-feira

Albergaria Penha do Tejo na RTP ... e em reunião na Câmara

Cidadãos Eleitores de São Simão votaram - são menos de 150


No passado dia 17 de Outubro, em São Simão, decorreu a última eleição inserida nas Autárquicas 2009, através de um Plenário de Cidadãos Eleitores, para eleição do executivo da Junta de Freguesia e da, agora, Mesa do Plenário.

Sem qualquer tipo de "conotações partidárias", e após os Cidadãos Eleitores se terem pronunciado, preferindo a eleição por voto secreto e por listas de 3 cidadãos, os resultados para o executivo da Junta de Freguesia foi o seguinte:

Lista A, encabeçada por José Hilário, 66 votos;

Lista C, encabeçada por António Pereira, 28 votos;

Lista B, encabeçada por Lídia Piçarra, 12 votos.

Sem qualquer contestação, José Miguéns Louro Hilário foi reeleito como presidente da Junta. Em todo o caso, e aplicando-se o Método de Hondt, visto tratarem-se de listas em tudo iguais às dos partidos, cuja composição é preenchida por cidadãos individuais devidamente identificados, o executivo da Junta para o mandato 2010-2013 deveria ser composto por 2 elementos da Lista A e 1 elemento da Lista C, entenda-se:

Presidente - José Miguéns Louro Hilário (Lista A);

Vogal - 2.º membro da Lista A;

Vogal - António de Almeida Pereira (Lista C).

Assim não foi o entendimento da Mesa da Assembleia de Freguesia Cessante, dando como confirmada a Lista A, no todo, como novo executivo da Junta de Freguesia de São Simão, sem ter ganho com maioria absoluta.

Para a eleição da Mesa do Plenário, passou-se praticamente todo o mesmo cenário.

Faleceu hoje, por ocorrência inesperada do destino, um Grande Amigo, um Grande Homem, um Grande Militante do Partido Socialista: JOSÉ VILELA MENDES


segunda-feira

Resultados Eleitorais - Autárquicas 2009

Resultados no Concelho de Nisa

Câmara Municipal:

CDU – 1895 votos (Presidente e 1 Vereador)
PS – 1759 votos (2 Vereadores)
PSD – 1225 votos (1 Vereador)
CDS-PP – 116 votos
BE – 111 votos

Assembleia Municipal:

PS – 1880 votos
CDU – 1678 votos
PSD – 1220 votos
BE – 175 votos
CDS-PP – 117 votos

Assembleias de Freguesia:

PS – 1973 votos (5 Juntas de Freguesia - Espírito Santo, Alpalhão, Montalvão, Santana e Arez)
CDU – 1680 votos (4 Juntas de Freguesia)
PSD – 1209 votos
CDS-PP – 59 votos
BE – 19 votos

Campanha Eleitoral (freguesias) - Autárquicas 2009 em Nisa



Amieira do Tejo



São Matias



Santana



Tolosa

Debate da Rádio Portalegre


São Simão




Salavessa e Montalvão


Alpalhão


Arez