domingo

Nisa no XIV Congresso Distrital do PS em Campo Maior








No passado dia 23 de Outubro decorreu em Campo Maior o XIV Congresso da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista, mais precisamente no Pavilhão Rui Nabeiro. Os trabalhos foram abertos pelo próprio Comendador Rui Nabeiro, também Presidente da Comissão Política Concelhia do PS em Campo Maior, e encerrados pelo camarada Carlos Zorrinho, actual Secretário de Estado da Energia e da Inovação. Este Congresso legitimou também a vitória obtida pelo camarada Jorge Martins como novo Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, no passado dia 8 de Outubro.
A concelhia de Nisa fez-se representar talvez com a maior comitiva de sempre, desde delegados e convidados, a representantes autárquicos de Freguesias, Câmara e Assembleia Municipal.
Um dia dedicado a reflectir o distrito, mas também os seus representantes e as orientações estratégicas que este distrito necessita. Esta candidatura apresentou-se sem dúvida como uma alternativa, tendo como suporte as concelhias associadas aos Municípios onde as Câmaras Municipais são PS, para além da concelhia de Nisa. Durante o Congresso houve necessidade de “torcer alguns narizes”, sem violência claro está, mas a palavra unidade foi a que mais reinou, principalmente no seu final, apelando às melhores sensibilidades da família socialista.
Para além da Moção de Orientação Estratégica, apresentada pelo novo Presidente da Federação, a concelhia de Nisa também apresentou uma Moção Sectorial sobre o tema da ligação física e humana transfronteiriça, subscrita pelo camarada José Leandro. Uma bandeira que a concelhia de Nisa do PS já abraça há muito tempo, em completa sintonia com os socialistas da “mancomunidad” da Serra de São Pedro, como Cedillo ou Herrera de Alcântara. Com esta Moção Sectorial já enviada previamente, foram 6 as apresentadas e aprovadas durante todo o Congresso, e com a intervenção do militante José Leandro, foram 5 as intervenções dos socialistas de Nisa. Um concelho que tem passado à margem do desenvolvimento, mas com uma concelhia e militantes socialistas reconhecidos pelos novos órgãos do partido a nível distrital, sendo 7 os novos membros nisenses nos vários órgãos eleitos.
A Moção que traz as bases de orientação política distrital para os próximos 2 anos, assenta numa lógica de valorização dos 3 pólos citadinos que temos no distrito, mas também na maior disponibilidade e respeito pelos militantes e suas estruturas. Pediu-se uma maior solidariedade e proximidade dos e com os representantes políticos distritais, mas também a revitalização da Juventude Socialista, numa óptica também de rejuvenescimento e de maior proximidade à política das novas gerações que emergem.
Avizinha-se assim mais trabalho para estes próximos 2 anos, tendo os socialistas de Nisa a responsabilidade de aventar alternativas não só de âmbito distrital, mas também no que de positivo podem trazer para o nosso concelho, sempre com o intuito da participação construtiva. Ressalvamos por isso o papel dos delegados ao Congresso, como os militantes Gilberto Manteiga, Emílio Moura, Margarida Oliveira, José Jorge, Susana Moura, José Leandro, Francisco Trindade ou Manuel Martins, não podendo o militante Francisco Boleto estar presente por motivos de saúde. Mas também as intervenções relevantes do Presidente da Concelhia, e dos militantes Idalina Trindade ou João Santana, ou mesmo a presença de Joaquim Costa e Manuel Pereira, e dos eleitos Francisco Cardoso e António Belo. O militante Paulo Felício fará parte da Comissão Federativa de Jurisdição.
Um PS de Nisa reforçado e ainda mais unido.

quinta-feira

PS: Jorge Martins, candidato às eleições Federação de Portalegre pretende "protagonizar a mudança"

"Jorge Martins, único candidato às eleições para a presidência da Federação Distrital de Portalegre do PS, que decorrem a 08 de outubro, pretende “protagonizar a mudança”, nomeadamente a mudança “nos protagonistas, nas atitudes e nas ideias”, e defende uma “maior proximidade e um espírito mais reivindicativo”.

Jorge Martins, presidente da Concelhia socialista de Gavião, referiu que avançou para esta candidatura com convicção, determinação e motivação, para trabalhar em prol do PS e do distrito de Portalegre e das suas gentes.

O presidente da Federação do PS de Portalegre, Rui Simplício, não é subscritor mas apoia a candidatura de Jorge Martins à presidência daquela estrutura partidária.Rui Simplício admitiu que tinha intenção de se candidatar, mas desistiu para apoiar a candidatura de Jorge Martins, em defesa da unidade do partido.

Jorge Martins, único candidato à presidência da Federação do PS de Portalegre é presidente da Câmara Municipal de Gavião, integra também a Comissão Política Distrital do PS, sendo ainda o mandatário, no distrito de Portalegre, da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.

O autarca, com 45 anos, já desempenhou também o cargo de presidente Associação de Municípios do Norte Alentejano e depois da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo."

In http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3126&Itemid=54

Após uma reunião de trabalho que decorreu no passado dia 15 de Setembro, Jorge Martins saíu como candidato a Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, tendo sido o único candidato a apresentar-se até 23 de Setembro.

Dia 8 de Outubro decorrem as votações nas concelhias para eleição do novo Presidente da Federação Distrital e dos Delegados ao XIV Congresso da Federação Distrital de Portalegre do PS, sendo que em Nisa decorrem entre as 18 e as 22 horas no salão da Junta de Freguesia do Espírito Santo.

No dia 7 de Outubro, o candidato Jorge Martins irá estar com os membros da Comissão Política Concelhia do PS em Nisa pelas 18h30, seguindo depois para Portalegre para uma nova reunião.

Já durante o dia 6 de Outubro, Jorge Martins apresentou-se aos militantes de Campo Maior, com casa cheia, e o apoio incondicional do Senhor Comendador Rui Nabeiro.

Manuel Alegre candidato à Presidência da República

Manuel Alegre em Elvas apela ao sentido de Estado


“Espero que haja sentido de Estado e de responsabilidade nacional e que consigamos evitar que a decisão saia das nossas mãos”, afirmou Manuel Alegre esta tarde em Elvas, referindo-se ao “momento de crise e de tensão no país”, em que é preciso colocar “o interesse nacional acima de tudo”. “Não há estabilidade política sem estabilidade social. Eu acho que o Presidente da República deve desdramatizar e não o tem conseguido”, disse ainda o candidato, sublinhando que “a solução está nos partidos políticos” e que o Presidente “já devia ter convocado os partidos políticos há mais tempo”, ressalvando no entanto que “o critério é dele”.

Manuel Alegre criticou o facto de Cavaco ter estado “mais preocupado com outras coisas, que algumas pessoas até interpretam como sendo de campanha eleitoral”, quando “neste momento as atenções devem estar mais voltadas para a crise”. Se bem que, como disse, “nem o Presidente da República nem ninguém se pode substituir aos partidos políticos com representação parlamentar”, Alegre reafirmou que compete ao Presidente da República “acalmar e desdramatizar a situação e impedir que pessoas que lhe são próximas façam declarações que agravam a pressão especulativa sobre o nosso país”. “Desejo-lhe boa sorte, embora a solução passe pelos partidos”, concluiu o candidato.

Manuel Alegre, que falava aos jornalistas à entrada para a feira de S. Mateus em Elvas e após um encontro com as estruturas distritais de campanha de Portalegre, garantiu que uma das suas quando prioridades quando for Presidente da República será “chamar a atenção para a necessidade de combater a desertificação, fixar as pessoas no interior, encontrar solução para os jovens e impedir que Portugal se encoste todo ao mar”.

sábado

Alentejo recebeu medalha de Ouro de mérito turístico


O Alentejo recebeu ontem, na Figueira da Foz, a Medalha de Ouro de Mérito Turístico 2010, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, pelo “património natural e cultural único da região e as enormes potencialidades turísticas” segundo a Secretaria de Estado do Turismo, responsável por este galardão.

Para o presidente da Turismo do Alentejo, E.R.T., António Ceia da Silva, “é um orgulho ver reconhecidas a singularidade do património e as potencialidades do destino Alentejo”.

In http://www.radiocampomaior.com/Noticia153.htm

In http://www.facebook.com/pages/Turismo-do-Alentejo/247568788922?v=wall