quarta-feira

Tolosa:população promete lutar até ao limite das suas forças para impedir extinção da freguesia

A população da localidade de Tolosa não aceita a extinção daquela freguesia, do concelho de Nisa, e promete lutar até ao limite das suas forças para o impedir.
Segundo um estudo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) com base nos critérios do Documento Verde da Administração Local, Tolosa é uma das cinco freguesias do concelho de Nisa que será extinta.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Junta de Freguesia de Tolosa, José Júlio Oliveira, afirmou que “é impossível” e que não quer acreditar na extinção daquela freguesia.
O autarca participou, domingo, numa reunião com a população de Tolosa, onde foi decidido fazer um abaixo-assinado em protesto contra a extinção daquela freguesia.

Nisa é o concelho do distrito de Portalegre em que vai haver uma maior redução do número de freguesias, no total são cinco, segundo um estudo da Associação Nacional de Freguesias, elaborado com base no Documento Verde da Administração Local.
O estudo indica que o distrito de Portalegre vai perder 22 freguesias, passando das actuais 86 para 64 freguesias, distribuídas pelos quinze concelhos.

O concelho de Nisa composto por uma dezena de freguesias vai ficar reduzido a metade, sendo extintas as freguesias de Amieira do Tejo, Arez, São Matias, São Simão e Tolosa.
Elvas é outro dos concelhos que mais freguesias perde(4), passando das actuais onze para sete.

As freguesias do concelho de Elvas que não cumprem os critérios do Governo e que deixarão de existir nos moldes actuais são: Ajuda Salvador e Ildefonso, Barbacena, Caia e São Pedro e Vila Fernando.
Os concelhos do Crato e de Avis vão perder 3 freguesias. Gáfete, Monte da Pedra e Vale do Peso, são as freguesias a riscar do concelho do Crato, enquanto em Avis serão extintas as freguesias de Aldeia Velha, Maranhão e Valongo.
O estudo da ANAFRE aponta ainda para a extinção de duas freguesias nos concelhos de Portalegre (São Julião e Alagoa), e Alter do Chão (Chancelaria e Seda).
Em Gavião será extinta a freguesia de Atalaia, em Arronches, a freguesia de Mosteiros e em Fronteira está prevista a extinção da freguesia de São Saturnino.

O documento da ANAFRE não prevê a extinção de qualquer freguesia nos concelhos de Marvão, Monforte, Campo Maior, Castelo de Vide, Ponte de Sôr e Sousel.

Gabriel Nunes


Sem comentários: