Não dispor de qualquer equipamento desportivo relvado com dimensões de um grande campo de jogos, foi o requisito fundamental que permitiu integrar oito municípios da região Alentejo na "Medida 2 – O Primeiro Relvado".
A assinatura de contratos de financiamento entre o Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) e oito municípios da Região Alentejo - Alvito, Arraiolos, Estremoz, Monforte, Mora, Ourique, Redondo e Vidigueira - decorreu ontem no salão nobre do Governo Civil de Évora e foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, que deu a conhecer a medida governativa que pretende apoiar a construção e instalação de campos relvados sintéticos nos Municípios onde não exista nenhum campo relvado com dimensões apropriadas.
Segundo o governante com a pasta do Desporto, "no quadro do Alentejo desde o início do mandato até ao final vamos ter 17 concelhos, o significa que todos os concelhos do Alentejo vão ter um primeiro relvado".
Laurentino Dias lembrou que em 2005, aquando da tomada de posse do actual Governo, cerca de oitenta municípios do país não tinham um único campo relvado, o que revela "um claro desequilíbrio, sendo uma infra-estrutura básica para a prática desportiva" rematou.
Quando questionado sobre a predominante incidência da medida na faixa interior do país, o secretário de Estado do Desporto, referiu que "todos os políticos dizem que o país está desequilibrado e que o interior está desertificado e é sempre prejudicado. A fim de evitar que essa constatação se acentue e que a situação continue só temos de tomar medidas que reequilibrem, esta é uma medida que em 90 por cento tem aplicação apenas no interior, porque eram os municípios dessa zona do território nacional que estavam, a esse nível, mais desfavorecidos", completou.
Fernanda Ramos, Governadora Civil de Évora, deu o pontapé de saída da sessão tendo referido que a opção estratégica da secretaria de Estado do Desporto e do Governo "foi e vai no sentido de criar igualdade de oportunidade para todos".
A medida que vai beneficiar as diversas autarquias que se candidataram ao programa apoiado pelo Governo e por fundos comunitários encontra-se numa fase de assinatura dos contratos e, em alguns casos, algumas construções encontram-se concluídas ou em andamento.
A aplicação da Medida «O Primeiro Relvado» proporcionará a ampliação da rede de campos relvados em Portugal; estender a prática desportiva, com justiça e equidade, a todos os cidadãos; aumentar a proximidade e a acessibilidade à prática desportiva e contribuirá para o desenvolvimento sustentável do Desporto. Nesse âmbito, foram já apoiados 67 municípios, tendo sido já construídos 26 Primeiros Relvados.
A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto é a promotora da presente iniciativa, sendo o Instituto do Desporto de Portugal o responsável pela operacionalização da medida.
A assinatura dos contratos foi presenciada por Luís Sardinha, presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP); Fernanda Ramos, Governadora Civil e Helena de Azevedo, presidente da Comissão Directiva do POTV.
26/02/2009- Diário do Sul- Pedro Trindade Sena
1 comentário:
E Nisa havia de concorrer porquê? Não têm dinheiro para "mandar cantar um cego", só vêem a Nisartes e a propaganda, querem lá agora que as crianças e os jovens tenham condições iguais aos outros do distrito para poderem competir em pé de igualdade e desenvolver as suas capacidades físicas, motoras e espirituais. O que está a dar são as excursões para os idosos, não vá algum saltar da esfera de influência. O mais são festas e comezainas. É a issso que se resume esta governação hipócrita da camara de nisa.
Enviar um comentário