segunda-feira

Governo vai fiscalizar 40 mil famílias beneficiárias de ajudas do Estado


A Ministra do Trabalho, Helena André, disse, hoje, que o Governo pretende fiscalizar 40 mil famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), em 2010, um número superior às 36 mil inspecções feitas no ano passado.

Na comissão de Orçamento e Finanças, a responsável pela pasta do Trabalho anunciou que a inspecção será efectuada pela Segurança Social, em parceria com o ministério das Finanças. Segundo dados do Governo, cerca de 40 mil ex-beneficiários do RSI estão agora a trabalhar. O objectivo é que esse número suba para 100 mil até ao final de 2010, arranjando 60 mil empregos a beneficiários deste apoio.

Ao todo existem cerca de 170 mil beneficiários do RSI.

«No que respeita ao combate à fraude, vai ser feita uma acção de fiscalização a 20% das empresas que recorreram ao lay-off durante a crise», anunciou Helena André. Quem o fará é a Segurança Social em articulação com a Autoridade para as Condições do Trabalho.

«Queremos impor uma cultura de respeito pela legislação laboral», disse ainda a mesma responsável.

No âmbito das medidas de apoio ao emprego, o Governo tem como objectivo manter viáveis meio milhão de postos de trabalho. Em Janeiro, a ministra já tinha anunciado um pacote de 490 milhões de euros para esta área, o qual deveria abranger 760 mil pessoas. A qualificação dos trabalhadores é uma das principais apostas do Executivo.

In http://sol.sapo.pt/

Sem comentários: