segunda-feira

Artigo de opinião: "Quem são os responsáveis? Depois das “Albergarias”, agora as Termas de Nisa"

Estrategicamente em véspera de eleições autárquicas, a 1 de Agosto de 2009, as partes envolvidas no processo de construção do Complexo Termal da Fadagosa estiveram presentes em Nisa. Estávamos nesse dia a horas de ir ver o “Neguinho da BeijaFlor” à última das Nisartes. Tínhamos então na inauguração do Complexo, uns a representar o grande investimento vindo dos Fundos Estruturais e do Governo, daí a presença de Sua Exa. o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, ou do último dos Governadores Civis, devido ao papel importante que teve também para a concretização do projecto, ao mesmo tempo que outros tentavam abarcar para si a bandeira da realização e da oportunidade. Para isso basta recordar a deselegância do discurso pleno de indirectas efectuado pela Presidente da Câmara ou a falta dos principais vultos presentes, nomeadamente nos discursos, nas fotografias oficiais expostas no site da Câmara Municipal.


Passados praticamente dois anos, e com este desfecho da extinção da empresa municipal Ternisa, quase somos obrigados a pensar que nem a própria valquíria terá agora local para ostentação.


Por mais que possamos nutrir simpatia por alguns políticos que nos envolvem, a política implica responsabilidade. E em Nisa os políticos responsáveis pela gestão do concelho estão identificados. E têm nomes. A actual Presidente da Câmara, Gabriela Tsukamoto, vai já no 3.º mandato e é a principal responsável por tudo o que se passou durante o seu período de edil do concelho, para além de neste mandato, e em termos executivos, termos ainda mais um responsável da CDU e que responde como Vice-presidente da Câmara.


Ainda que se acredite na boa vontade, foram defraudadas as expectativas das pessoas que viram um possível crescimento e progresso do seu concelho, ou as pessoas que sorriram e deixaram outras felizes em redor, pelo facto de terem um possível local de trabalho garantido. Com o evoluir do tempo se percebeu que tal não passaria de um fiasco e o único intuito foi ganhar as eleições e manter os mesmos de sempre no poder e os status quo implantado.


Depois da Albergaria Penha do Tejo, para além de outros “albergues” públicos que servem só para alguns, e que o diga a CDU, temos agora o Complexo Termal completamente à beira do abismo e temos a notícia que Nisa é um dos Municípios em endividamento excessivo por causa do Orçamento de Estado para 2012, o que só vem a somar à gestão desastrosa dos últimos anos, de que resultou um nível de endividamento, sem resultado prático, nunca antes visto. Mas tentar tapar tudo isto, imputando responsabilidades ao Estado, será sempre uma escapadela fácil, esquecendo alguns que foi esse mesmo Estado que propiciou, por exemplo, a construção do Complexo Termal que viemos a ter. E todo o afundar deste concelho só tem a ver com uma contínua incapacidade de negociação e realização, de quem gere este concelho, e está amordaçado pelo próprio partido, em vez de estar do lado do Povo.


Outros problemas surgem agora, como a problemática da reorganização administrativa ou os cortes na saúde e das extensões da mesma que chegam às nossas aldeias. E é por esse motivo que cada vez mais os nisenses deverão estar unidos, até porque o concelho é nosso e há alguns com quem nós sabemos há muito que já não poderemos contar, por mais que não queiram assumir a sua incapacidade para gerir.


Por fim, vimos a saber que o Vice-presidente, Manuel Bichardo, na última reunião de Câmara, apresentou o seu pedido de demissão da ADN. Vêm aí mais surpresas desagradáveis para os munícipes deste concelho? Não estará o Povo de Nisa a passar cheques em branco a mais? O PS continua atento.


Sem comentários: