segunda-feira

"Hoje é o primeiro dos últimos dias deste governo." - António Costa Resultados das Primárias PS 2014


A partir deste momento, o PS está "alinhado às expectativas do país". Entre outras frases, estas fizeram parte do resultado da vitória clara de ontem de António Costa nas Primárias do PS, com 68% dos votos contra 32% do ex-Secretário Geral, demissionário, António José Seguro. A maioria dos Socialistas Portugueses mobilizaram-se e disseram o que querem para o PS e para Portugal.

A vitória no Distrito de Portalegre foi ainda mais expressiva, com António Costa a conseguir 80% dos votos. Este é também o resultado da mobilização em torno da candidatura de António Costa, realizada no distrito sob o comando do Presidente da Federação Distrial do PS, Luís Testa, mas também de todos os Presidentes de Concelhia do PS e da maioria dos Presidentes de Câmara.

A única Presidente de Câmara que esteve ao lado da candidatura de António José Seguro foi a de Nisa, Idalina Trindade, ficando aqui um registo de reconhecimento pelo trabalho realizado na tentativa de mobilizar o maior número de votantes, não interessando aqui o tempo disponível ou os meios ao dispor. Este é um know how que não se deveria perder para o futuro e, não tarda, novos protagonistas poderão dar seguimento a tal. Em Nisa, com 219 votantes (estavam inscritos 269), conseguiram-se assim as mesmas percentagens nacionais, mas com protagonistas inversos em relação à vitória.

Deixar uma palavra também de agradecimento a todos os elementos que aceitaram fazer parte da Mesa da Assembleia Eleitoral, José Lucindo da Rosa Jorge, Joaquim Maria Costa e Henrique Manuel Belo Pires, tendo como Delegados por António Costa, Marco Oliveira, e por António José Seguro, Idalina Trindade, ou os substitutos Manuel Adelino Amaro Caldeira, Gilberto Mourato Canilhas Manteiga e Maria Francisca Correia de Figueiredo Barriguinha, pelo forma digna, matura e sóbria como decorreu todo o processo, seja a nível de organização seja de comportamento.

Como curiosidade, deixar só algumas pequenas referências em relação a este dia histórico para o PS:
1.º votante pelas 9h - Deodata Conceição Marques Louro (S. Matias, nascida em 1931);
Votante n.º 100 - Francisco da Costa Cesário Vences (Tolosa);
Votante n.º 200 - Joana André Charrinho de Moura Temudo (Nisa);
Votante a fechar a 1.ª folha completa - Fernando Serralha Carita Marquês (Nisa);
Último votante perto das 19h - Luís Miguel Bizarro Rebelo (Nisa).
Juntou-se declaração para corrigir alguns nomes errados.

Depois deste mobilização extraordinariamente conseguida, pede-se agora a união de todos os Socialistas, num apelo que decorre já anteriormente nos órgãos distritais. Em relação a Nisa, e independentemente dos resultados, o caminho correcto será essa união. Se o mesmo não vier a ocorrer, não será muito difícil perceber quem será o(a) responsável por tal.

Obrigado a todos!

Saudações Socialistas!

1 comentário:

pinheiro disse...

Ainda estou a ler este teu comentário não sei que escreveu mas quem foi quer partir o PS Nisa, não aceito estes comentários como golpes baixos, mas sim como oportunismo de alguém dentro do PS Nisa. António Costa ganhou as eleições e dou os meus Parabéns pois sei que vai fazer o PS mais forte mas agora depois das eleições andarem a escrever nas redes Sociais e blogs a falar mal das pessoas acho que não está correto... Eu votei no Seguro por ter as minhas razões pessoais que aqui vou dizer, pois quando houve as ultimas eleições entre o Seguro e o Assis mais ninguém se inscreveu o António Costa se queria ser o líder do PS tinha ido mas não quis, e depois houve uma reunião entre os dois Socialistas para haver um novo líder que saiu o costa a dizer que o Secretário Geral do partido era o Seguro e agora só porque alguém dentro ou fora do Partido disse que o Seguro não era um líder chamaram o António Costa para as primárias porque se aproximas as legislativas e os Chamados (Pré.Históricos) do Partido fizeram tudo para que houvesse as chamadas eleições primárias porque sabiam que o Costa ganhava... e votei Seguro porque ao morar no interior e em muitas das eleições Autárquicas já não via um líder do Partido na nossa terra a lutar pelo Partido como fez seguro. Votei Seguro por essas razões todas que aqui referi e não ando dizer que este ou aquele Presidente fez isto ou aquilo. Porque agora neste momento temos que todos apoiar o Secretário Geral do PS em tudo u não falar mal como hoje li aqui no blog do PS Nisa.
Filipe Pinheiro, militante nº128257