segunda-feira

"Pedro Marques (Deputado eleito pelo Distrito de Portalegre) abandona Parlamento"



O vice-presidente da bancada do PS, e antigo secretário de estado da Segurança Social, sai da vida política e regressa à atividade privada. 

A decisão está tomada há meses. Pedro Marques, secretário de estado da Segurança Social entre 2005 e 2011, e vice-presidente da bancada socialista na direção de Alberto Martins (demissionária desde domingo passado), tinha planeado sair do parlamento logo a seguir às eleições europeias de Maio, mas a mudança de vida, o regresso aos trabalhos de consultadoria, ficou adiada depois de António Costa ter decidido desafiar a liderança de António José Seguro. 

Fechado que está o processo das Primárias, e a colaboração directa na campanha do futuro secretário-geral do PS, Pedro Marques entregou esta tarde na AR a carta de renúncia ao cargo de deputado (foi eleito para um segundo mandato, em Junho de 2011, pelo círculo de Portalegre). 

Pedro Marques foi, nós últimos anos de oposição, uma das vozes mais ativas do grupo parlamentar do PS em temas económicos e de finanças públicas, com destaque para a área da Segurança Social. Era dado como ministriável num futuro governo liderado por António Costa, e o seu nome foi referido com alguma insistência, nos últimos dias, como solução para a presidência do grupo parlamentar do PS. Apostas erradas, já que a decisão de abandonar a política, já se disse, estava tomada há largos meses. 

Contactado pela TSF, Pedro Marques confirma que tomou a decisão meses antes das eleições europeias e do passo em frente de António Costa, e afirma que «é altura de regressar à actividade que desenvolvia, antes de entrar na política». O deputado socialista justifica a decisão com o muito tempo que já dedicou à política e aos cargos públicos (mais de 12 anos entre funções como autarca, secretário de estado, e deputado).

Sem comentários: