O Primeiro-Ministro presidiu, num centro de formação das Novas Oportunidades, em Lisboa, a 27 de Julho, à entrega do computador 1 milhão no âmbito dos programas de acesso a computadores e internet de banda larga. Os programas e.escola. e.oportunidades, e.professor e e.escolinha iniciaram-se em Junho de 2007.
José Sócrates sublinhou que sem a intervenção do Estado e sem a concertação com os operadores de telecomunicações teria sido impossível distribuir computadores a um milhão de portugueses em dois anos. «Este programa significou que em muitas casas o computador entrou dez anos antes do que entraria se o Estado não se tivesse envolvido», sublinhou.
«Muitas vezes entregaram-se mais de 40 mil computadores por semana. Ao longo destes últimos dois anos, em media, foram distribuídos cerca de dois mil computadores por dia. Ao contrário de outros programas, este teve sucesso porque o Estado se envolveu nesta ambição com os operadores. Houve uma concertação estratégica», referiu o Chefe do Governo.
O PM afirmou ainda: «dois anos depois, temos o orgulho de dizer que Portugal é o primeiro país do mundo onde todas as crianças que frequentam o primeiro ciclo do Ensino Básico têm acesso ao computador». Este acesso é «um factor de igualdade de oportunidades»: «se todos tiverem acesso às tecnologias de informação, significa que estamos a modernizar o País sem deixar ninguém para trás», acrescentou.
3 comentários:
Engraçado... o meu filho frequenta o primeiro ciclo do ensino básico e ainda não tem...
Espero que chegue a tempo...ou pelo menos durante os anos em que frequenta o ensino básico!!!
;)
só na feira da ladra vendem-se em média 30 por dia. Parabéns senhor Sócrates.
Mais valia que esse dinheiro fosse direccionado para a saúde. Esses computadores nem os ciganos os querem.
Enviar um comentário