quinta-feira

Preparar o Futuro, Mais Equipamento, Mais Tecnologia, Mais Competitividade


"Assegurar, até 2015, que 50 por cento dos veículos comprados pelo Estado sejam híbridos ou eléctricos”

O programa eleitoral do PS, apresentado pelo secretário-geral socialista no Centro Cultural de Belém, aponta como objectivo "assegurar, até 2015, que 50 por cento dos veículos comprados pelo Estado sejam híbridos ou eléctricos e que, até 2020, 750 mil veículos em circulação sejam híbridos ou eléctricos".

No campo das energias, o programa eleitoral do PS estabelece como meta para a próxima legislatura "assegurar a posição de Portugal entre os cinco líderes europeus ao nível dos objectivos em matéria de energias renováveis". Duplicar a capacidade de produção de energia eléctrica no horizonte de 2020; concretizar os projectos hídricos já lançados; apostar na energia eólica; e assegurar a cobertura por 50 por cento dos consumidores nacionais até 2015 e 80 por cento até 2020 pela rede inteligente de distribuição de electricidade são outros objectivos que constam no programa.

No sector social, os socialistas prometem criar um programa específico de apoio às instituições da economia social com um valor mínimo de 50 milhões de euros, assim como criar uma linha de crédito bonificado específica destinada a apoiar a tesouraria e o financiamento da actividade.

O programa eleitoral do PS prevê ainda que, em 2013, o transporte ferroviário tenha um crescimento significativo, representando uma quota de 20 por cento do total de mercadorias e de 10 por cento ao nível dos passageiros.

Neste ponto, um dos principais objectivos do PS é "aumentar a quota de mercado do transporte ferroviário em 20 por cento para o segmento de mercadorias e em 10 por cento para os passageiros. Transformar os portos nacionais na porta atlântica da Europa, desenvolver o transporte marítimo e aumentar a carga movimentada em 50 por cento" são outras metas que os socialistas se propõem atingir caso voltem a formar governo.

No capítulo dedicado às acessibilidades, mantém-se também a ideia de construção do novo aeroporto de Lisboa, a modernização de outros aeroportos nacionais e a concretização do comboio de alta velocidade.

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